Brasil

Brasil
Ame ou dexixe-o!

sábado, 24 de outubro de 2009

O Paraná um exelente estado para morar, uma benção é aquele lugar, povo amigo e benevolente, quem conhece quer voltar!









O Estado do Paraná.

O Estado do Paraná, e a minha casa da infância, onde minha família chegou do nordeste e foi recebida pêlos paranaenses com os braços abertos como recebem todos os brasileiros, assim nos recebeu porque víamos em busca de melhores dias nos estados do sul, onde trabalhamos nos cafezais e mais tarde em lavouras próprias para a subsistência assim foi a minha vida até aos 12 anos de idade naquele estado.

O Paraná é um estado de pujança nacional na área do agro-negócio, onde boa parte das exportações agrícolas saem daquele estado pelo o porto de Paranaguá, e também recebe e embarca grande parte da pauta das exportações e importações brasileiras.

È um estado com lindos lugares para se visitar, inclusive dono de um grande cartão postal que são as cataratas do Iguaçu, situada em foz do Iguaçu, na divisa com os Países do Paraguai e Argentina nossos vizinhos, com uma usina de grande capacidade de geração de energia elétrica, uma empresa Bi - nacional, usina de Itaipu.

Como outros estados brasileiros, o Paraná e um lugar que precisa ainda de grandes realizações em obras e investimentos, necessitando enfim de empreendedores, para o desenvolvimento de novas industrias, e melhorar cada dia mais a vida do povo paranaense, povo querido e amigo, que devem ser ajudado por todos os brasileiros, porque outros irmãos brasileiros eles já ajudaram a se estabelecer e melhorar suas vidas em seu estado.

Todos aqueles já viveram no Paraná devem agradecer pela hospitalidade deste estado maravilhoso e amigo. obrigado Paraná pela minha colhida e preparo na minha infância e pré - adolescência onde vivi alegre e feliz na cidade de Guairaça no norte do Paraná.

João Martins

Um comentário:

Goiás terra de poetas e sertanejos, artistas e boiadeiros, que cultiva o alimento que vai na mesa de todos os cidadãos brasileiros e também na mesa dos cidadãos do mundo. A cultura de Goiás é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas por goianos. Vista como uma das culturas mais ricas do país, a cultura goiana está presente na literatura, arte e principalmente na cultura popular, compondo um vasto e diversificado universo de danças, festas, cultos, artesanatos, cantigas, folguedos infantis e culinária, entre outros aspectos A localização geográfica de Goiás facilitou o intercâmbio de culturas com outras regiões, misturando costumes e tradições de gente como nortistas, nordestinos, mineiros, Paulistas e ainda aquelas originárias de índios e negros, fazendo o estado um dos mais ricos e diversificados em termos culturais. A história de Goiás remonta ao início do século XVIII, com a chegada dos bandeirantes vindos de São Paulo, atraídos pela descoberta de minas de ouro. Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, liderou a primeira bandeira com a intenção de se fixar no território, que saiu de São Paulo em 3 de julho de 1722. A região do Rio Vermelho foi a primeira a ser ocupada, onde fundou-se Vila Boa (mais tarde renomeada para Cidade de Goiás), que serviu como capital do território durante 200 anos. O processo de independência de Goiás se deu gradativamente, impulsionado pela formação de juntas administrativas. O desenvolvimento e povoamento do estado deu-se, de forma mais intensificada, a partir da mudança da capital para Goiânia, na década de 1930, e com a construção de Brasília, em 1960. A composição da economia do estado de Goiás está baseada na produção agrícola, na pecuária, no comércio e nas indústrias de mineração, alimentícia, de confecções, mobiliária, mecuária é a atividade mais explorada no estado. A agropecuária é a atividade mais explorada no estado e umas das principais responsáveis pelo rápido processo de agro - industrialização que Goiás vem experimentando. Privilegiado com terras férteis, água abundante, clima favorável e um amplo domínio na tecnologia de produção, o estado é um dos grandes exportadores de grãos, além de possuir um dos maiores rebanhos do país.[33] O estado de Goiás destaca-se na produção de cana-de-açúcar, milho, soja, tomate, sorgo, feijão, girassol, alho, além de também produzir algodão, arroz, café e trigo. Em 2019, Goiás foi o 4º estado brasileiro com maior produção de grãos, 10% da produção nacional

REGIÃO  CENTRO OESTE  DO BRASIL. GOIÁS.